Ágatha Nogueira Previdelli

Graduada em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública/USP (2008). Doutora em Ciências na área de 

Nutrição e Saúde Pública pela FSP/USP. com experiência em análise de bancos de dados e coleta de dados 

de pesquisa de campo (ISA- São Paulo) Atua principalmente na área de Nutrição em Saúde Pública, com 

ênfase em: Epidemiologia Nutricional, Técnicas e Métodos na Avaliação Nutricional e Alimentar de 

Populações e Indivíduos, Consumo Alimentar, Variabilidade da Dieta, Recomendações Nutricionais e 

Intervenção Nutricional.

Dirce Maria Lobo Marchioni

Possui graduação em Nutrição pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2003) e pós doutorado no Imperial College London. Atualmente é pesquisador e professor Associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Consumo Alimentar, atuando principalmente nos seguintes temas: consumo alimentar, dieta, recomendações dietéticas, consumo de alimentos e estudos epidemiológicos.

 Eliseu Verly Junior

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (2005), mestrado e doutorado em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, com experiência em análise de banco de dados e trabalhos de campo. Atua principalmente em: avaliação do consumo alimentar, ingestão de nutrientes, variabilidade da dieta. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Epidemiologia do Instituto de Medicina Social da UERJ, Procientista (UERJ) e Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ).

 Lígia Araújo Martini

Nutricionista, mestre em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo (1993) e Doutora em Ciências - área Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo (1998). Realizou Pós-Doutorado no USDA Jean Mayer Human Nutrition Research Center on Aging at Tufts Univeristy - Boston MA, durante 3 anos. Foi Pesquisador Associado nível 3 no Mineral Bioavailability Laboratory da mesma instituição entre 2000 e 2001. Atualmente é Professor Associado nível III no Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, onde participa de atividades de ensino, gestoras e extensão. Formou 21 alunos (8 Doutores), supervisionou 3 pós-doutorandos, e 11 de iniciação cientifica. É responsável por 3 disciplinas no curso de graduação em Nutrição e 2 na pós-graduação. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Nutrição em Saúde Pública da USP (2010-2014) e Vice-presidente da Comissão de Pós-graduação da FSP-USP (2013-2015). É vice-chefe do Departamento de Nutrição, representante da categoria de professor associado no Conselho do Departamento e na Congregação da FSP-USP. É membro do conselho deliberativo do Núcleo de Pesquisas em Alimentos e Nutrição - NAPAN- da USP. Em 2013 participou do grupo de pesquisas do Prof Michael Holick na Boston University desenvolvendo a técnica de extração de vitamina D em alimentos. É membro da American Society of Clinical Nutition,Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO) e institucionalmente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Atua como editor contribuinte do Nutrition Reviews e revisor científico da Clinical Nutrtition, Annals of Nutrition and Metabolism, Journal of Nutrition, Nutrition Research, Nutrition, Osteoporosis International, Cadernos de Saúde Pública entre outras. É consultor ad hoc de agências de fomento CNPq, FAPESP e outras. Ao longo da carreira científica publicou mais de 90 artigos em periódicos arbitrados, possibilitando no momento índice H = 21 (SCOPUS). São destaques de sua publicação científica os aspectos nutricionais relacionados ao metabolismo ósseo, fato este que contribui para o reconhecimento como líder na área. Os principais focos de suas pesquisa são: metabolismo mineral ósseo, vitamina D, hormônios calcêmicos, composição corporal e marcadores bioquímicos da ingestão alimentar. Líder do grupo pesquisa CNPq Abordagem Nutricional do Metabolismo Ósseo.


 Marcelo Macedo Rogero

Graduado em Nutrição pela Universidade de São Paulo (1994), Mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (2002) e Doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (2007). Pós-doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (2007-2008). Pós-doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Southampton, Inglaterra (2012-2013). Professor Doutor, Ref. MS-3, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa, junto ao Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública - USP desde 2009. Vice-coordenador do Programa de Pós-graduação Nutrição em Saúde Pública da FSP-USP. Professor Pesquisador do projeto intitulado "Impact of the omega-3 fatty acid in the homeostasis of adipose tissue and physico-chemical properties and oxidative of lipoproteins: a parallel among experimental model and clinical study" referente ao PROGRAMA CAPES/STINT - EDITAL Nº. 075/2013-2014, em parceria com a Universidade de Umea, Suécia. Tem experiência nas áreas de Genômica Nutricional e Inflamação; Imunonutrição; e Metabolismo de Macronutrientes e Exercício Físico. 

Sandra Patricia Crispim

Sandra Patricia Crispim atua na área de epidemiologia nutricional, com ênfase no estudo de métodos para avaliar o consumo alimentar em estudos populacionais. Concluiu o doutorado em Nutrição Humana pela Universidade de Wageningen na Holanda em 2011, o mestrado em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa em 2004 e a graduação pela Universidade do Vale do Itajai em 2001. Parte do seu doutorado foi feito no 'Istituto Nazionale di Ricerca per gli Alimenti e la Nutrizione' (INRAN) em Roma na Italia e na Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (WHO-IARC) em Lyon na França. Atualmente, é professora adjunta no Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná. Previamente, também foi pós-doutoranda no IARC e na USP, auxiliando no desenvolvimento do recordatório 24 horas computadorizado; além de auxiliar no desenvolvimento do estudo LA-DIETA para extensão da metodologia européia a países latino americanos.

 
 

Valéria Troncoso Baltar 

Graduada em Estatística pela UNICAMP (1999), fez seis meses de curso intensivo de demografia no CELADE (ONU-Chile, 1999). Concluiu o mestrado em Estatística pelo IME/USP (2005), com período sanduíche na Universitat Pompeu Fabra (Barcelona, 2004) e doutorado em Saúde Pública, na área de Epidemiologia, pela USP (2011), com período sanduíche na Imperial College London (2009-2010). Trabalhou de 2001 a 2007 como estatística do Laboratório de Epidemiologia e Estatística do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Tem experiência na área de Estatística, com ênfase em Análise Multivariada, atuando principalmente nos seguintes temas: bioestatística, epidemiologia e nutrição. Fez pós-doutorado em Nutrição e Saúde Pública na Faculdade de Saúde Pública da USP e foi pesquisadora associada (honorária) da Faculdade de Saúde Pública da Imperial College London. Atualmente é professora de Bioestatística da Universidade Federal Fluminense (UFF).